Você sabia? O PROUNI te ajuda a realizar o sonho da formação superior
Você vai perder a oportunidade de fazer uma faculdade de graça? Veja as opções que o PROUNI pode te dar

  • 27/10/2016 00:24:51


  • O Prouni é um dos recursos oferecidos pelo MEC, em que os alunos de escolas públicas ou bolsistas em escola particular, utilizando-se da sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), podem ingressar nas universidades particulares do país. Além disto, os estudantes podem pleitear bolsas tanto de 50% quanto de 100%, o critério para essa definição é a renda familiar, sendo assim, para bolsa integral não podem passar de um salário e meio por pessoa e para bolsa parcial, podendo chegar a três salários mínimos por pessoa.

    Um fato diferencial deste programa de bolsas é que o aluno, mesmo aquele que já está estudando em uma faculdade particular, pode continuar concorrendo às bolsas. Para isto, basta realizar o ENEM no ano anterior ao que pretende inscrever-se no Prouni, ou seja, para se inscrever em 2015 o aluno precisará realizar o ENEM em 2014, considerando que as inscrições acontecem geralmente no início de cada ano letivo.

    Para o êxito da concessão das bolsas, o candidato precisará alcançar o máximo do seu desempenho no ENEM, advindo de seus estudos e preparo anterior. A nota mínima para que o candidato possa se inscrever é 400 pontos. Vale lembrar que o aluno não pode ter nenhum diploma de ensino superior, pois o programa é voltado para aqueles que pretendem cursar a sua primeira graduação, funcionando assim como um incentivo ao estudo e a evolução científica do país.

    Utilizando deste programa, pude continuar o meu curso e realizar o sonho da formação superior, o que para mim é muito importante. Vale a pena empenhar-se para ter uma boa nota no ENEM e usufruir de todas as possibilidades oferecidas pelo governo de incentivo aos estudos.

    Texto de Cayla Sousa, estudante e estagiária de Psicologia da Unicesumar.