Três grandes mitos sobre a faculdade
Na faculdade a gente descobre a verdade.

  • 05/12/2016 15:22:50


  • 1° MITO: Estudar para o vestibular? Para quê se a faculdade é particular!
    Muitos acreditam que pelo fato de prestarem o vestibular em uma faculdade privada (particular) não é necessário estudar para conseguir sua vaga no curso de interesse, esse processo seletivo é a primeira etapa rumo ao ensino superior. Ainda se tratando de faculdade privada é necessário se comprometer com os estudos – o processo seletivo é exigência de todas as instituições, tanto públicas quanto particulares, e o ingresso tido como certo, será sempre duvidoso.

    Veredito: MITO

    2° MITO: Não sei qual curso fazer! Tudo bem vou cursar administração!
    O que muito se ouve é “quem não sabe que curso fazer, faz ADM”. Existem pessoas que caem no mito e o torna verdade: e na dúvida, optam por administração. (Não existe uma profissão que seja boa para todo mundo, se você optar por um curso no qual não se identifica provavelmente no decorrer de seu processo de formação desistira na primeira dificuldade que encontrar).Grande parte não deixará de ser um estudante confuso para se transformar em um bom administrador. A escolha profissional vai além da indecisão do que cursar, cada pessoa tem seu perfil e quem opta por este curso conscientemente se identifica com a área e/ou encontra oportunidades.

    Sua escolha profissional definirá, além de sua profissão, seu estilo de vida. Como todo trabalho ocupará grande parte do seu dia, sendo assim é necessário que o prazer esteja aliado ao fazer de sua profissão, daí a necessidade de realizar pesquisas e, conversar com profissionais já formados na área, o que tornará sua escolha ainda mais assertiva. De acordo com o guia do estudante (2015) os profissionais desta área tem como função primordial gerenciar o dia-a-dia de uma empresa ou órgão publico, assim como antever problemas e tentar evitar que os negócios sejam afetados por eles. (pg76).

    Assim como toda profissão esta não deixa de ser um trabalho árduo do qual o administrador precisa se identificar em um perfil com iniciativa e espirito de liderança, ser organizado, ter facilidade para lidar com números, cálculos e planilhas, habilidades para trabalho em equipe, capacidade de adaptação e de lidar com situações estressantes.

    Veredito:MITO

    3° MITO: Se tenho uma graduação, terei um bom emprego ao me formar!
    Durante o processo de formação acreditamos que a conclusão de um curso proporcionará um bom emprego assim que formados, porem é ingenuidade achar que depois de ter o diploma vamos ter o melhor emprego, em uma super empresa. É claro que existem exceções a essa regra, pois temos os famoso ”QI” (quem indica).
    Com o Passar do tempo, é natural que as oportunidades surjam, afinal, haverá no currículo o diploma e uma experiência mínima para as melhores vagas, o que faz muito a diferença na hora da contratação e novas oportunidades.

    Se você esta em busca de um bom emprego após sua formação invista nos estágios, pois esta é a fase da qual você pode por em prática o que aprende na teoria e enriquecer seu Curriculum, não tenha medo de começar de baixo, é o que acontece com a maioria depois de formado. E lembre-se: o conhecimento é um investimento e que tudo tem o seu tempo para acontecer, depende em grande parte dos seus objetivos e sua força de vontade para lutar por suas realizações. Sendo assim uma boa oportunidade muitas vezes esta além de uma graduação, pois o ensino superior é apenas o inicio de seu futuro profissional.

    Veredito:MITO