Tenho que ser adulto, e agora?
Ser independente o quanto antes ou ser um eterno adolescente? Analise no texto partes boas e ruins de virar gente grande e faça sua escolha

  • 27/10/2016 00:24:51


  • As transformações físicas, psicológicas e sociais, que ocorrem na transição da adolescência para a vida adulta, acarretam responsabilidades e geralmente costumam ser um tempo de dúvidas, medos e angústias. Porém, nem tudo é tão sofrido assim.

    O processo de assumir uma postura diferente, de ser mais adulto, implica em já não ter mais todas as suas vontades supridas de imediato pela família, um exemplo é quando virá aquela vontade de comprar um tênis que é o mais legal de todos, e que custa uma fortuna, provavelmente seus pais irão dizer, agora você já pode guardar o seu dinheiro e comprar sozinho(a). Perceba que algumas decisões e responsabilidades agora serão suas, assim como a escolha da profissão que irá seguir e aonde pretenderá trabalhar. Não se pode pensar que é tudo simples e fácil, o amadurecimento é angustiante, às vezes, mas tem lá as suas recompensas, se apegue nelas!

    Há uma boa parte desta transição que é uma delicia de viver, é preciso se prender nisto e diminuir a grande ansiedade da vida adulta. Alguns exemplos, como: entrar na faculdade, que remete a conhecer pessoas novas e estudar apenas o que você realmente gosta, começar a trabalhar, de forma a ser independente financeiramente, dirigir e poder frequentar os lugares que quiser. Esses atuam como grandes recompensadores do amadurecimento. Representando sinais de que já estamos prestes a independer de outros para conduzir nossa história.

    Viver um amadurecimento de forma saudável vem sempre em conjunto com a tal da responsabilidade, citada algumas vezes nesse texto, mas vamos ver o que o dicionário diz a respeito dela. Significa: “Dever de arcar com o próprio comportamento [...]”, ou seja, agora você precisará assumir as suas escolhas e ações. É possível ver isso acontecer nas seguintes situações: no término do ensino médio, escolha do curso para prestar vestibular, frequentar lugares liberados somente para adultos, entre outros. Este processo vai acontecendo aos poucos, é quando você já consegue decidir por si só a maioria das coisas que se diz respeito a sua vida, às vezes é preciso ter paciência e esperar até que se esteja pronto para lidar com todas estas transformações de forma tranquila, às vezes tudo acontecerá naturalmente, demonstrando que você já está pronto para as responsabilidades de um adulto.

    Fique ligado! Curta cada momento e deixe tudo acontecer ao seu modo. Amadurecer não é tão fácil, mas é uma maravilha. Aposte em você e nos seus objetivos. Deixa fluir!

    Texto de Cayla Sousa, estudante e estagiária de Psicologia da Unicesumar.