Quem SOU ansioso (a)?
Não consegue dormir bem? O pensamento está acelerado? Veja algumas dicas para controlar a ansiedade

  • 27/10/2016 00:24:51


  • É, caro leitor, nossas férias estão acabando e com ela já vem aquele friozinho na barriga de iniciar o ano letivo. Para aqueles que passaram no vestibular e irão iniciar o curso de graduação, as coisas mudarão muito e a ansiedade é inevitável. Será tudo novo, amigos, professores, ambiente e até a cidade (caso tenha sido necessário a mudança). Já para os acadêmicos que estão cursando e irão dar continuidade, as tensões são outras, giram em torno de quais professores lecionarão, disciplinas oferecidas, estágios e afins. Cada qual, com os seus quesitos, merece uma atenção da nossa parte. Vamos lá!

    Bem, todo ser humano se vê aflito diante de uma situação nova ou algo que foge do seu controle, pois sempre temos aquela vontade de estar preparados para tudo e ter o domínio das circunstancias. No entanto, há aqueles dias em que nada disso é possível e aí é que a ansiedade toma conta do nosso ser. Ela chega de mansinho e vai detonando tudo, os pensamentos, o corpo - desorganizando nossa mente. Muito cuidado, uma pequena dose de ansiedade é ótima porque nos move, tira-nos da inércia. Mas, quando ela vem em doses desproporcionais é causadora de medos e sofrimentos desnecessários.

    Esteja ciente do que está te distanciando de uma tensão saudável e procure maneiras de aliviar a ansiedade, de modo a aproveitar tudo que o ano te reserva de bom e inovador. Seguem alguns hábitos destrutivos e que geram ansiedades encontrados no site Escola/Psicologia:

    1. Privação do Sono e Ciclos de Sono de Má Qualidade: Certifique-se que tem 7-9 horas de descanso adequado toda noite;

    2. Uso de Estimulantes/Abuso de Substâncias: Evite o uso de estimulantes que contenham açúcar refinado, tabaco, refrigerantes com cafeína;

    3. Levar uma Vida Sedentária: Os exercícios ajudam a combater a ansiedade;

    4. Ser Vítima da Ansiedade: Você precisa dominar ela;

    5. Você contra o Mundo: Cuidado com os isolamentos sociais, eles agravam a ansiedade;

    Por hoje é isso, você pode ter acesso às informações sobre cada tópico apresentado acima no site.

    Texto de Cayla Souza, estagiária de Psicologia da Unicesumar.