Porque temos medo de escolher uma profissão?
É assustador fazer escolha só e tantas renúncias ao mesmo tempo.

  • 20/12/2016 12:17:38


  • A pergunta poderia começar de uma forma mais abrangente: Porque temos medo de escolher uma profissão? As escolhas nos remetem a renúncia de todas as outras opções. Quando escolhemos atender um desejo, como iniciar uma faculdade, muitas vezes adiamos outros, como fazer uma viagem longa ou ficar perto dos amigos do colégio. Da mesma forma acontece quando escolhemos um curso, porque precisamos abdicar de todos os outros que nos agradam e ai vem à insegurança que nos faz perguntar se estamos escolhendo certo.

    Fazemos escolhas todos os dias sem perceber. Escolhemos, por exemplo, qual roupa usar. Quando escolhemos uma roupa, levamos em consideração algumas coisas como: o clima, a ocasião, a moda e o nosso gosto pessoal. Na escolha profissional não é muito diferente, a gente sempre leva em conta alguns quesitos, estes são: identificação com a área, se a profissão está em alta (na moda) e o mercado de trabalho. Do mesmo jeito que às vezes achamos que não fizemos escolhas assertivas no vestuário, podemos achar que escolhemos errado a profissão. Mas será que a incerteza é apenas porque deixamos todas as outras opções no guarda-roupa e as outras opções de curso? Para você ter mais certeza dentro de tantas incertezas, é preciso perguntar: Eu me identifico com esta profissão? Eu me vejo trabalhando nela? Eu sei se o mercado está saturado ou se está precisando de profissionais da área? Só com estas questões já podemos eliminar um pouco do peso da incerteza.

    Antes de qualquer coisa, é preciso lembrar que a escolha profissional é assim como as outras escolhas, precisamos pensar bem, elencar as opções e tentar fazer o melhor para escolher certo naquele momento. Conte com a sua confiança nesta hora, pesquise, se informe e tenha certeza que todas as suas incertezas é o que te leva a continuar tentando acertar.