Não sei que faculdade fazer: e agora?
Antes de encontrar um curso em uma faculdade é preciso se encontrar primeiro.

  • 21/11/2016 08:45:38


  • O fim do ensino médio representa o encerramento de um ciclo na vida dos estudantes. Depois de anos vivenciando um dia a dia pré-determinado pela rotina escolar, o aluno entra em uma fase de vida diferente, na qual é convidado a adotar uma postura mais autônoma e responsável, somado aos desafios da orientação para o mundo do trabalho.

    Tal orientação pode acontecer de diversas maneiras, e uma delas se refere ao curso de formação profissional escolhido pelo estudante. Diante de um mercado cada vez mais competitivo o nível de formação profissional é condição básica para a manutenção da empregabilidade, e nessa direção realizar uma escolha assertiva é essencial. O problema é que optar por um determinado curso não é tarefa fácil. A ansiedade e insegurança são companheiras certas do aluno indeciso, e essa escolha pode simbolizar os dilemas e conflitos do sujeito nesse processo.

    Uma maneira de enfrentar a indecisão é não encará-la como uma escolha definitiva por toda a vida. Independente da fase de vida do estudante e do seu percurso profissional a escolha por um curso sempre será a escolha do possível, com base nas suas características e no seu momento de vida atual. Além do mais o ingresso na faculdade não encerra de maneira nenhuma o processo de orientação profissional. A construção da identidade profissional é um processo árduo, que exige autoconhecimento, definição de objetivos, plano de carreira a curto, médio e longo prazo...

    Escolher uma profissão é perceber e compreender que papéis sociais queremos ocupar, quais funções, dentre tantas necessárias à manutenção da sociedade como um todo, queremos executar, é descobrir qual atividade nos realiza, o que nos dá prazer. A escolha por um curso é parte desse processo, como um primeiro passo diante de um objetivo maior, que é seu projeto de vida.

    Portanto, para realizar uma escolha assertiva, além das dicas comumente oferecidas pelos textos e sites sobre o tema, você deve se perguntar sobre seus objetivos de vida, seus sonhos, sobre o que deseja fazer e realizar. Tendo isso definido cabe a você pesquisar sobre as opções que existem à sua volta, a fim de identificar qual o nível de formação e o curso mais pertinente para que consiga alcançar seus objetivos.

    OBS: Você sabia que o termo “faculdade” não se refere aos cursos de graduação e sim ao tipo de instituição de ensino? Mas isso é assunto para o próximo artigo. Até lá!