Mudanças
O fim de ano vai chegando e a ansiedade vai batendo. Como lidar com o medo de mudança?

  • 27/10/2016 00:24:51


  • Estamos no meio do ano e com ele vem a sensação de que mais um ano está chegando ao fim. Muitos alunos, que estão concluindo o ensino médio, começam a ter aquele questionamento “o que vai ser de mim sem os meus amigos”? “Será que vou me adaptar a faculdade?” “Será que vou fazer a escolha certa do meu curso?” Pois bem, são tantos serás nos despertando inseguranças, que temos dificuldade de perceber o rio de possibilidades que se abrem.

    Todo processo de mudança é difícil, até porquê, nos dias atuais, procuramos manter uma rotina, que vai além de circunstâncias e ações, mas que, principalmente, não interfiram no nosso conforto. Porém, é com muito custo que percebemos que a mudança é algo bom. Por exemplo, com a transição da escola para a faculdade, vemos que somos capazes de fazer novos amigos, passamos a notar que conseguimos nos adaptar, como também, a entender e compreender uma nova matéria.

    Enfim, quando abrimos espaço para o novo, desenvolvemos um leque de opções que nunca imaginávamos que teríamos . Portanto, temos que aceitar as transições da vida para poder caminhar para frente. Não vou dizer para vocês que será fácil deixar aquela escola, que muitas vezes foi confundida como casa, ou que os seus bons e velhos amigos vão continuar participando da sua vida diariamente. O que eu quero dizer é que essas coisas não acabam, mas sim se transformam e tudo o que vocês viveram nessa escola - junto dos professores e amigos - irá ficar na memória e dentro de vocês.

    O cantor e poeta Chico Buarque dizia. “As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem.” O que ele quer dizer é, onde há mudança, existe vida. Então abram-se para as transformações, pois com elas acontece o crescimento.

    Texto de Maria Carolina Socreppa, psicóloga.