Faculdade: fazer ou não fazer?
Faculdade é apenas um dos caminhos.

  • 21/11/2016 08:40:56


  • Atualmente sofremos angustias sobre vários assuntos, um deles é se devemos fazer faculdade ou não. Um tema muito polêmico porque são extremos que não se misturam, existe uma visão de que faz parte do ciclo da vida se inserir em uma faculdade, porém acredito que depende muito, pois a faculdade é apenas um dos diversos caminhos que você pode escolher para ter uma carreira.

    Fazer uma faculdade tem seus prós e contras. Vamos conhecer alguns deles:

    • Os prós são: você terá uma profissão regulamentada, que tem conselhos, mostrará para sociedade algo que aparentemente ela exige de você, estudará algo do seu interesse e que você tenha habilidades.

    • Os contras são: ter uma faculdade hoje, não quer dizer realização pessoal, sucesso profissional ou garantia de emprego quando se formar, além de ter investido tempo e dinheiro.

    Se sua opção for fazer uma faculdade é necessário que durante seu curso você comece fazer seu currículo, unindo teoria com a prática, realizando estágio como trabalho, interagir com o conteúdo, buscar conhecimentos além do que é transmitido pelo professor como uma monitoria, cursos complementares, vídeos no youtube, discussão com os amigos e se deseja seguir carreira como professor indispensável escrever artigos e projetos científicos.

    Os caminhos que você poderia seguir sem ser cursar uma faculdade seriam o de fazer um curso técnico durante ou depois do ensino médio, tendo assim uma profissão; ser convocado em um concurso público de nível médio, trabalhar nos negócios da família, ou simplesmente conseguir uma vaga de emprego e ir adquirindo experiência.

    Independente do caminho que escolher, o importante é ter responsabilidade, fazer com vontade, realizar seu trabalho com qualidade e buscar ter um destaque que te diferencie no mercado de trabalho. Não temos certezas do que dará certo ou errado, é necessário pesquisar e analisar muito suas opções para tomar uma decisão mais consciente e aprender o máximo com sua experiência sendo ela positiva ou negativa. Boa sorte!