Depoimento de uma estudante de Moda
A Melissa é estudante de Moda na Unicesumar e falou um pouco sobre como escolheu este curso e o que está achando dele.

  • 27/10/2016 00:24:51


  • Olá, meu nome é Melissa, tenho 21 anos e sou aluna do 4° ano do curso de Moda da Unicesumar. Eu sempre quis fazer faculdade de Moda, está na história da família do meu pai e desde criança (acho que com uns 10 anos), eu nunca pensei em fazer outra coisa. Embora eu nunca fui de fazer roupas para as minhas Barbies ou desenhar, eu sabia que queria trabalhar com esse universo da moda de alguma maneira.

    Até passou pela minha cabeça prestar vestibular em outras universidades públicas da região, mas a infraestrutura que a Unicesumar apresentava, nenhuma delas superava. E eu sabia disso porque conhecia pessoas que faziam o curso de Moda na Unicesumar e porque quando eu estava terminando o Ensino Médio, a minha mãe estava se formando em Psicologia na Unicesumar, e eu ia com ela para a faculdade, ficava vendo as aulas que aconteciam no laboratório de costura, e morria de vontade de ser a minha vez de estar naquele laboratório.

    Comecei minha faculdade em 2011, e apesar de ter começado nova, foi um grande aprendizado ao longo do curso. A faculdade superou minhas expectativas, porque sinceramente, eu nunca achei que seria fácil, mas não imaginei que seria tão trabalhoso. Ao contrário do que muitos pensam, o curso de Moda não é fácil, ele exige muito de você e assim como toda faculdade, você tem que estudar muito. É trabalhoso, mas não tem segredo, com estudo, nada é impossível aqui.

    Para toda dificuldade existiam professores capazes para tirar as dúvidas e ajudar, para todos os trabalhos acadêmicos havia uma biblioteca repleta de livros, o laboratório de costura e modelagem estava sempre aberto quando precisávamos.

    O curso em si é bem dinâmico, mas se engana quem acha que vai fazer Moda só para desenhar. E se engana também quem pensa que precisa desenhar para fazer moda. Eu por exemplo nunca fui boa de desenho, mas os 3 anos de aula de desenho que tive ao longo do curso me ajudaram a desenvolver um pouco essa técnica. No curso aprende tudo: a costurar, a desenhar, a fotografar, a criar. Porque para uma coleção, há um processo criativo por traz, para trazer inspiração. Todo final de ano nós temos um trabalho que se chama Projeto Integrador e para esse projeto há um desfile para apresentarmos as peças que criamos, é uma experiência e tanto!

    E pra você que adora aulas mais acadêmicas, há as aulas de História da Moda (minha paixão), as de Sociologia e Cultura da Moda, Design de Produto, que são aquelas que fazem a gente quebrar a cabeça e ler um monte, pra entender melhor sobre o indivíduo e o que ele espera da Moda.

    Há também tantas outras matérias legais, e tantas outras experiências que só estudando aqui você vai passar! Eu sempre penso que o curso de Moda é o mais gratificante que tem, porque são seus sonhos representados por meio de desenhos, roupas e desfiles. É tudo único, lindo e muito especial!

    MELISSA TELES MEZONI
    ALUNA DO 4º ANO DE MODA DA UNICESUMAR